Continuando nossa série de tutoriais para gêneros de ambientação para principiantes falaremos sobre o CyberPunk.
O CyberPunk é um gênero cultural onde o seguinte preceito é fundamental: baixa qualidade de vida, alta tecnologia. Significando que você vai ter os computadores mais fantásticos que se pode imaginar, entretanto mal terá o quê comer e um local limpo para morar.
Implantes Cibernéticos: Uma das principais discussões no CyberPunk é a linha que divide um Cyborg (veja versículo abaixo) entre ser um humano ou maquina. E o que define isso basicamente é quantos e quais implantes cibernéticos um indivíduo tem. Algumas modificações são apenas compensações para perda de membros em acidentes (como braços, pernas e outros...), outros são substituições intencionais para adquirir habilidades únicas, como substituir os olhos por câmeras com visão infra-vermelha. Geralmente não existe limite para o nível de tais modificações, muito menos paras as partes de funções modificadas. Algumas podem ser extremamente... desconcertantes...
Cyborg (ou no bom português Ciborgue, pronuncia-se Siborgui ou Saiborgui): Pessoa com modificações mecânicas através de implantes cibernéticos (veja versículo acima) relativamente extensas. Novamente uma linha tênue define um Cyborg, mas por regra qualquer um com membros mecânicos ou modificações neurológicas extensas são consideradas Cyborgs.
Recursão: Recursão é um recurso utilizado em linguagens de programação onde a mesma parte do código se executa para realizar a tarefa. Se você chegou até esse ponto do texto você provou que é um humano e não está sujeito aos riscos de recursões infinitas, como demostrada pelas referências recursivas entre Cyborgs e Implantes Cibernéticos.
A Rede: A Rede é basicamente uma rede de computadores igual a Internet, entretanto como pessoas podem ter implantes de interface humano-computador elas podem se conectar "diretamente" A Rede e desempenhar as tarefas que fazem normalmente na rede de computadores, unicamente pesquisas educativas e trabalhar (afinal de contas, esses são os únicos propósitos da rede na atualidade certo?). Agora se vocês me dão licença eu vou ali realizar algumas pesquisas educativas.
Xbox Live no Brasil
Na ultima Quarta-Feira, dia 10 de Novembro (na verdade Terça-Feira a noite) a famosa rede Xbox Live! ficou oficialmente disponível em terras tupiniquins. Aqueles interessados podem migrar contas estrangeiras para a nova rede nacional, ganhando assim direito ao suporte técnico da rede, mas pagando um preço dependendo de quanto o usuário pagou para ter seus jogos disponíveis pelo sistema digital de distribuição na rede americana. Basicamente se você tem jogos comprados na rede americana quando migrar sua conta você não poderá baixá-los novamente, então garanta que você os tem devidamente guardados em algum local seguro.
Eu acessei minha conta na Live! Brasil tanto terça a noite quanto quarta de manhã e não fiquei impressionado. O único conteúdo amplamente disponível são os DLCs e afins para vários jogos (e não para todos os jogos). Eu imagino que essa situação será remediada com o tempo, mas por enquanto o conteúdo mais importante, que são os jogos exclusivamente disponíveis na Xbox Live! Arcade ainda não apareceram lá.
Minha conta nacional da XBL! Pelo menos é uma imagem no post... ;P
Outra boa coisa sobre a migração é que agora cartões de crédito nacionais serão aceitos para realizar a assinatura da conta Ouro (que permite o jogar online) e comprar créditos em quantidades mais variadas que as disponíveis no exterior. Quantos aos preços, estes estão tão bons ou até melhores que os preços normais no exterior, tanto nas assinaturas quanto nos Microsoft Points. Outra forma de adquirir os pontos ou as assinaturas serão as lojas de varejo, que terão os cartões disponíveis para seus clientes em pouco tempo.
Apesar de ter um lançamento considerado discreto na minha opinião, tenho a esperança de que esse é o primeiro passo para que o Brasil seja valorizado como um grande mercado potencial para os jogos eletrônicos. Agora resta esperar como a Microsoft tratará a rede por aqui. Não tenho muitas esperanças de ver todo o conteúdo disponível aqui, já que parte dele é exclusivo americano, entretanto espero que pelo menos os jogos fiquem disponíveis simultâneamente aqui e nos Estados Unidos.
Assinar:
Postagens (Atom)