Multiplayer do Starcraft 2: Dicas e macetes

Faz cinco dias que o maior candidato a melhor jogo de estratégia do ano, Starcraft 2, foi lançado. Logo abaixo temos boas dicas para começar bem com o jogo!

Não tenha medo do Multiplayer:

Na maioria dos jogos achar um adversário com quem jogar pode ser infernal. Sempre existe o medo de ser alguém muito bom ou muito ruim. No Starcraft 2 e na maioria dos jogos multiplayers atuais eles usam o sistema de ranking do xadrez para determinar contra quem você vai jogar. Você ainda pode jogar livremente com seus amigos e rivais, mas agora ficou muito mais fácil encontrar gente do seu nível sem gastar muito tempo procurando, e sem se divertir durante o processo. Ideal para jogadores casuais que querem jogar apenas duas partidas, ou para o hardcore que quer ficar o dia todo melhorando suas estratégias.

Canhões Yamato do Cruzadores de Batalha disparando contra Nave-Mãe Protoss

Dicas de Mecânicas Básicas:

Algumas coisas devem ser levadas em consideração jogando um jogo tradicional (sem estratégias como rushs por exemplo)

1- Sempre construa unidades de coleta de recursos. O ideal para cada campo de 8 minerais são 24 (3 unidades por bloco de minerais) e 3 coletores para cada refinaria (ou extrator, ou assimilador) de vespene. Isso são 30 coletores por base. Uma forma fácil de checar se a base está próxima da saturação é selecionar todos os coletores na base e checar se eles preenchem um grupo de controle inteiro. Se preencherem são 24 coletores pelo menos. Se você selecionar 28 então está perfeito, porque 2 estão nas refinarias. Se você atingir a saturação ou estiver próximo, expanda sua base.

2- Construa uma quantidade razoável de construções de produção. Não faça 8 Quartéis ou o equivalente Protoss se tiver apenas uma base. Uma base pro regra consegue gerar recursos para manter 4 construções de produção simultaneamente, então não desperdice seus preciosos minerais com construções que não vai manter. E por favor, começar fazendo uma construção de cada para produção é uma estratégia bem versátil mas posteriormente no jogo é necessário criar mais unidades ao mesmo tempo antes que seu inimigo te faça comer poeira.


Ataques com 4 Portais de Dobra são uma das estratégias mais utilizadas por Protoss por sua versatilidade e poder.

3- Conheça suas tropas e a dos seus adversários. Assim você saberá o quê produzir quando ver certa unidade adversária. O que nos leva a subdica abaixo:

3.1-Analise seu inimigo. Tente sempre saber o quê seu inimigo está fazendo para saber como reagir apropriadamente. Pode ser difícil fazer no início mas é um dos segredos de se jogar bem.

4- A prática leva a perfeição. O melhor jogador do mundo não ganha sempre. O jogo foi feito para que os jogadores tenham uma taxa de vitórias e derrotas de 50%, então não espere ganhar todas. Então não desanime com algumas derrotas e continue praticando para melhorar.

5- Ache parceiros e companheiros. Encontre pessoas dispostas a simular oponentes com estratégias específicas para que você treine sua resposta e apare os cantos brutos de suas táticas.

6- Evite acumular unidades na fila de produção. Cada unidade na fila poderia estar sendo produzida em outra construção de produção simultaneamente.

7- Fique de olho nos suprimentos! Não poder produzir por esquecer dos suprimentos simplesmente acaba com sua capacidade de produção. E não fique muito afoito construindo vários fornecedores simultaneamente, a não ser que sua capacidade de produção justifique isso.

Suprimentos, Suprimentos, Suprimentos!

Caso tenha alguma dica adicional, sugestão ou duvida poste nos comentários abaixo que farei o máximo para ajudar e responder. Não é facil fazer tudo no começo mas é com a prática que se melhora. Agora pare de ler e vá guerrear!

Editado 12/08/2010: Agora essas dicas e jogos comentados podem ser encontrados em um canal do Youtube, chamado Starcraft 2 Replays Brasil. Muito melhor para se aprender é vendo o jogo em ação e as coisas funcionando. Você pode enviar seus replays para serem transmitidos, caso sejam interessantes , para este endereço.

Games violentos ajudam a reduzir a violencia

Acredito que todos os gamers já ouviram críticas quando jogam jogos violentos. Existem várias pessoas em cruzadas pessoais para banir os jogos violentos (Jack Thompson, que foi expulso da OAB americana por fraude processual, era a principal figura desse movimento. Por falar nele, a expulsão não tem muito a ver com esse texto mas eu sinto um prazer pessoal em divulgar isso). Estou falando deles porque foi divulgado em uma revista de psicologia um estudo que comprova que jogos violentos ajudam a aliviar a tensão e reduzir a frustração com tarefas realizadas na vida real.

O estudo foi realizado da seguinte forma: 103 pessoas foram submetidas a realizar uma tarefa frustrante. Depois disso cada uma foi sorteada aleatóriamente para fazer uma dessa 4 possibilidades: Fazer algo não relacionado a jogos, jogar um jogo não violento, jogar um jogo violento onde você é um herói e a ultima opção era jogar um jogo violento onde o jogador era o vilão. Os resultados comprovaram que jogos violentos ajudam a aliviar a tensão gerada pela tarefa frustrante.

Agora, antes que todos que leram o parágrafo anterior se inclinem para traz com aquele senso de tranquilidade, como se todas as represarias desaparecessem, eu tenho que alertá-los sobre alguns fatos. Primeiramente gostaria de notar que este é o primeiro estudo que apresenta tal resultado, que tem que ser reproduzido em outros estudos de natureza similar. Vale lembrar também que o estudo foi feito em adultos. Crianças são conhecidas por ter muita criatividade, que provoca medo nos pais e na sociedade em geral sobre as consequencias de presenciar atos violentos. Por isso minha recomendação básica é respeitar a recomendação etária de todos os títulos.

Indiscutivelmente é bom ver esse tipo de estudo comprovando o que gamers muitas vezes experienciam, mas não param para pensar sobre, sem falar na imagem positiva que este estudo gera para os games em geral, mas vale lembrar que são resultados obtidos em uma base amostral pequena, mas mesmo assim válidos do ponto de vista psicológico. O estudo não prova que os games são a panacea para todos os males psicólógicos, mas ao menos que podem ajudar no caso de frustração com tarefas diárias, que todas as pessoas enfrentam.
 
Nuclear Core Studios © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour. Customizado por Bruna Lanzillotta.